domingo, 23 de setembro de 2012

Noruega - "Olden, melhor energia do planeta terra"




Um fiorde deslumbrante e um extenso mar. Montanhas elevadas. Geleiras azuis entre vales exuberantes. A região de Nordfjord de Noruega é tudo isso e muito mais. E o calmo e pequeno vilarejo de Olden é a chave que abre a porta para essas maravilhas naturais. Nordfjord se divide em três braços grandes e o mais austral deles termina em Olden. Dali, a natureza segue seu curso até o lindo vale Oldedalen, a impressionante geleira Jostedal e os deslumbrantes lagos Olden e Floen. É onde, segundo o Bruninho (meu namorado), Tem uma energia incomum. 


Como chegar?
Segundo vi no
http://wikitravel.org/en/Olden existem rotas de ônibus a partir de Bergen, Forde, Alesund e Trondheim.


O que ver e fazer?
- Oldedalen é um belo vale que fica entre as encostas, montanhas e belos lagos. 

- Briksdalsbreen ou Briksdal, que fica no Jostedalsbreen National Park, no condado de Sogn Og Fjordane, é uma das mais conhecidas e acessíveis geleira do país. Onde o gelo é de um azul intenso, podendo também caminhar sobre. Há varias formas de explorar a geleira Glaciar Briksdal, desde fazer excursões nas geleiras até andar em caiaque no lago da geleira.

- Lake Loen é um pequeno vilarejo com hotéis de charme e restaurantes, espalhados pelas margens. Um passeio pelo lago é uma forma popular de apreciar o lindo cenário.

 - Cachoeira Volefossen, que tem mais ou menos 300 metros de altura. Fica em Fjellstove Briksdalsbre. 

- Cachoeira Kleivafossen, que é encontrada perto da anterior. Esta é um dos motivos mais fotografados da Noruega.

- Geirangerfjord, é um vilarejo próximo, com fiordes e paisagens tão bonitas quanto Olden; em que se tiverem tempo vale muito a pena fazer uma excursão de ônibus para conhecer lá.


Uma curiosidade...

Se você puder, encontrar uma garrafa de água mineral de Olden, pode ter certeza que  estas garrafas contem o degelo das geleiras, que flui diretamente para dentro da garrafa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário