quarta-feira, 20 de junho de 2012

TAILÂNDIA - "Koh phi phi, ilhas-lugar-mais-bonito-do-mundo"

“Beleza Phi Phi é um pedaço grande do fascínio. As ilhas, quando aproximada pelo barco, surge do mar uma fortaleza. Sobre suas cabeças, lindas e imponentes falésias, em seguida, dá lugar a praia com fachada de selva. É amor à primeira vista.”

Caso você tenha dificuldade em encontrar acomodação por aqui, saiba que a culpa é de Leonardo DiCaprio. Ou quase isso. O arquipélago foi cenário do filme A Praia, protagonizado pelo galã.
A ilha de Koh Phi Phi Don concentra a “civilização”. Lá estão os hotéis, restaurantes, centros de mergulho e bares, espremidinhos no vilarejo que cresceu como pôde entre as praias de Ton Sai e Loh Dalam. Já Koh Phi Phi Leh, onde fica a tal da praia (Maya Bay), foi tombada como parque nacional. Menos mal. Ainda que lote de turistas durante o dia, tudo está ali do jeitinho que você viu no cinema, com tubarões e tudo – relaxe, na vida real eles são inofensivos. Neste pequeno arquipélago, o espetáculo vem com direito a bis: ambas as ilhas têm a forma aproximada de uma maçã mordida dos dois lados, com duas baías, uma de costas para a outra. 
Nas ilhas-lugar-mais-bonito-do-mundo, apenas duas praias são acessíveis por terra, a partir do centrinho. Mas você definitivamente se arrependerá até a morte se não der um boa volta pelas duas ilhas irmãs e parar de praia em praia . 

Onde ficar?
Para os que querem agitação é aconselhável se hospedar no centrinho ou na praia de Ao Lo Dalam, onde a balada sacode os alicerces da ilha até de manhã cedo.
Já quem quer Sossego, há barcos para a sossegada Hat Yao (Long Beach) e outras prainhas desertas afastadas saem da praia ao lado do píer. Algumas delas são ocupadas por hotéis exclusivos e carésimos, outras ainda conservam bangalôs de bambu baratinhos.
Hospedagem barata (isto é, por menos de 30 euros ao dia)? Você tem duas opções: as guest houses do centro (que não garantem a sua noite de sono) ou os bangalôs da parte mais alta da ilha, no caminho do mirante (View Point). Como dizem os espanhóis… “es lo que hay”.

Onde comer?
Para comer bem e barato, evite os restaurantes ocidentalizados a todo custo e prefira as banquinhas de comida do mercado na frente do píer. O Mr. Tee, por exemplo, é um cozinheiro de mão cheia. Nos seus domínios,  um almoço sai por 2 euros por pessoa. No buzuzu do centrinho, procure pelo Papaya, ao lado do Tiger Bar, onde as porções são tiranossáuricas e a comida é deliciosa. 

Quer realmente curtir uma praia?
A ilha e seus arredores são um verdadeiro paraíso de enseadas de areias brancas e águas esmeralda. Pegue um barquinho para Long Beach ou uma das praias semi-desertas como Monkey Beach ou vá até o cantinho onde está a rocha onde o povo pratica escalada (na praia do píer). É um milagroso recanto de sossego a menos de 5 minutos do píer.

O que fazer?
A oferta de passeios e enlouquecedora. Barcos rápidos, pequenos, grandes, matutinos, vespertinos. O melhor que você pode fazer é optar pela alternativa mais simples. Os “long tail boats” são praticamente o símbolo da Tailândia.
O grande barato de optar pelos long tail e que os barqueiros organizam passeios para, no máximo, dez pessoas (enquanto os barcos grandes são verdadeiros formigueiros humanos) que, em oito horas, param nos melhores lugares. O preço, 10 euros, inclui ainda o almoço (simples, mas gostoso) e o kit de máscara, pé de pato e snorkel.
Para completar, os barqueiros pulam na água junto com aqueles que quiserem nadar com tubarões.

Ø  Achei algumas atividades ótimas, com endereço e telefone, estas são:
Cruzeiro Booze
Cinco horas de "livre" ilimitado bebedeira bordo de um navio em uma tarde tropical é a idéia de algumas pessoas. Este passeio inclui visitas a Monkey beach, saltar do penhasco, Cave Viking, Loh Samah, Maya Bay.Claro que a bebida não é realmente "livre" - que está incluído no preço do bilhete e o potencial fator diversão, que vai lá em cima.
Localização: Office Cabana de turismo no Pier
Tel: +66 (0) 85 641 7977 

Cliff Jumping (Saltar do penhasco)
Este novo "Esporte" está decolando em grande forma em Phi Phi, devido à abundância de locais de saltos fantásticos. Ele tem seus riscos, Cliff Jumping deve ser abordada com uma excursão organizada e os participantes devem tentar saltos não muito altos, a partir de três metros gradualmente, trabalhando para, assim, chegar a um salto de 20 metros. Note-se que as viagens combinadas estão disponíveis, que incluem também mergulho.
Localização: Cat Climbing Shop, próximo Café de la Bohème, Ton Sai Central 
Tel: +66 (0) 81 787 5101 

Escalada
Um esporte que combina desafio físico com excelentes. Para iniciantes a escaladores intermediários.Tonsai Torre” de Phi Phi oferece cerca de 25 rotas em que vão de simples a avansado. Se você é um novato ou um alpinista proficional há muito o que fazer em Phi Phi. Aluguer de equipamento está disponível como guias e instrutores.
Localização: Cat Climbing Shop, próximo Café de la Bohème, Ton Sai Central 
Tel: +66 (0) 81 787 5101 

Como chegar?
De Phuket ou de Krabi, as ilhas Phi Phi estão a cerca de 2h30 de ferry ou 50 minutos de lancha rápida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário